Desabafo: Tim Burton

Tim Burton acabou com a minha infância mágica e tenho dito!
Eu já vejo milhares de pessoas arremessando pedras contra mim, mas não tô nem aí. Eu preciso falar da minha não veneração por Tim Burton.
Toda vez que um filme novo dele é lançado começa a bajulação. “Ele é o cara”. Mas eu não concordo – em partes!
Ele pode ser o cara da animação, o cara do efeito especial, o cara do tema sombrio, o cara da direção; mas ele destruiu minha infância e vou lhes dizer por quê.
Eu já tinha um certo “medo” dele por causa de alguns filmes, mas até conseguia encarar. Eu gosto de terror, eu gosto de temas sombrios. Mas sempre terminava o filme com aquela sensação esquisita de “a porta vai abrir e o Johnny Deep malvado vai entrar e me enlouquecer…”. No entanto depois passava, e se esse era o objetivo do Tim Burton, ele é o cara porque sempre conseguiu.
Só que aí a gente no momento “como Tim Burton destruiu minha infância”.
Eu sempre fui uma criança fofa! Não no sentido literal, eu era a criança que toda mamãe sempre quis. Loirinha, pequena, delicada, calma, paciente. Não chorava pra sair do parquinho, não dava escândalo no meio do shopping e ficava quietinha vendo desenho na televisão – fique claro que eu vivia sim, eu só era educadinha…
Enfim, eu vivia um conto de fadas lindo e colorido. Aí chega esse porra do Tim Burton e faz uma versão cruel dos meus desenhos e filmes lindinhos! Primeiro meu momento choque foi com “A fantástica fábrica de chocolate”.
O Willy Wonka não é um moço mau, ele é triste. Minhas lembranças do filme quando via quando era criança era de um Wonka coitado e não um sádico. Sem contar os Oompa-Loompas que parecem ajudar Wonka a ser malvado. Talvez por ser criança eu visse de outra forma, talvez. Mas a versão Tim Burton me assustou.
Efeitos ótimos, não nego, mas poxa, acabou com a minha infância.
Agora é a vez de Alice. Na minha cabeça é uma ficção bonitinha, tem seu lado “pesado”, mas não é algo que deixa uma criança com medo. Agora vem a versão sombria de Tim Burton. Que que é a cara do chapeleiro maluco? Até a parte que eu sei ele é maluco e não estranho. Só as cenas que eu vejo já não me deixam interessada no filme e sim com medo de nunca ver a Alice como uma menina bonitinha. #medo
Esse post é um desabafo na verdade, sabem? Eu tô cansada de ver todo mundo babando o ovo do Tim Burton e ninguém se opor. É ridículo! Não critico ele como profissional, mas pelo o que ele fez com meus clássicos, pela arte do sombrio. É legal um friozinho na barriga? É, mas “vamos não estar acabando” com a fofura?
- Podem falar o quiser, até mesmo que o texto é curto – um milagre. Mas é só um “eu preciso falar e acabou”. Agora eu sou uma pessoa bem mais feliz!
- Realmente não vou ficar me justificando, e até por isso o texto é curto, mas vamos levar em consideração que falar de sentimentos (no caso, “medo”) não tem explicação.
- Beijos pro povo do blog que eu tava morrendo de saudade…a correria é eterna, mas a lembrança está viva!


Também odeio babação de ovo exagerada, mas devo confessar que adoro coisas que estragam os encantos, soam pra mim como humorísticas D
[Responder]
EU FALO ISSO HÁ MUITO TEMPO!!!!
Não pelo fato dele fazer outras versões de Alice ou Fábrica de Chocolate… o problema nem é esse – para mim – o problema é esse cara peidar de um lado do mundo e todo pseudofaggcultartblasé ter orgasmos múltiplos do lado de cá.
NÃO ACHO NEM DE LONGE, Tim Burton um cara genial. Pra mim ele é simplesmente e SOMENTE um diretor com estilo próprio. E é SÒ! Se é bom ou ruim é outra discussão. E eu nunca vou perdoá-lo por fazer do Michael Keaton o Batman e aquele filme de merda.
Eu queria falar isso há muito tempo, obrigado Naya. ^^
[Responder]
Hil Reply:
September 19th, 2010 at 10:05 pm
Na verdade, as pessoas vão assistir a Alice versão Tim Burton, esperando aquela gartonha tola, boba e pueril. O filme conta o depois de Alice ter ido ao Pais das Maravilhas. Não a primeira vez. è por isso que ficam axinvalhando o filme. Nada a ver. Obra sim, de muita qualidade.
[Responder]
Sua infância mágica durou até 2005? oO
[Responder]
Naya Reply:
March 16th, 2010 at 2:47 pm
@Eu!, até hoje, na verdade…antes uma eterna criança feliz do q um adulto complexado, triste e neurotico…
[Responder]
Eu! Reply:
March 16th, 2010 at 2:59 pm
@Naya, Tipo o Turambar?
[Responder]
Naya Reply:
March 16th, 2010 at 3:12 pm
@Eu!, o Pedro é o meu tipo…o q eu descrevi no final é vc…
[Responder]
Eu! Reply:
March 16th, 2010 at 5:48 pm
@Naya, ahh… faltou sociopata também
[Responder]
Pedro Turambar Reply:
March 16th, 2010 at 3:14 pm
@Eu!, é nessa hora que eu digo… TOMA AÍ!
[Responder]
Também não entendo essa veneração que as pessoas têm pelo Tim Burton e Johnny Depp.
Também prefiro a versão de 71 da “Fantástica Fábrica de Chocolate”, e acho também que o Gene está melhor que o Depp como Willy Wonka.
Ainda não assisti “A nova Alice”, gosto muito da versão “old”, mas pelo que sei, a versão de Burton é diferente (me refiro ao enredo), mas enfim, verei, como amante de cinema, mas sem grandes expectativas. =]
Mas enfim, sempre irão estragar nossos filmes de infância.
“A história sem fim” também é um exemplo: a partir do 3º filme, tudo já foi avacalhado.
Mas a questão é que não se fazem mais filmes infantis como antigamente (que papo de velho, rs), os filmes de hoje estão bobos demais (não que antes já não era, mas os antigos me parecem maduros agora), superficial demais.
Tim Burton, não é para crianças, mas o que é Tim Burton?
(um anarquista causador de discórdias? rs)
[Responder]
Naya Reply:
March 19th, 2010 at 9:23 am
@Mariani Lima,
Acho impossivel ver “A nova Alice” sem pensar na antiga…não dá, simplesmente não dá…vc vai entrar na sala de cinema e lembrar do desenho ou mesmo de versões de carne e osso…
Até pq é a Alice, o gato, o chapeleiro, a rainha…não tem como não associar…e isso q estraga
E a gente acha as coisas para criança bobas, mas acredito q nossos pais pensavam da mesma maneira em relação aos nossos filmes huauhauhahuahuahauhauahu
[Responder]
Até a versão filme antiga da Alice me assustava, eu lembro de ver o gato e ter medo D:
Mas enfim, sobre o Johnny Depp, acho ele um super ator, e eu curto a maioria dos filmes do Tim.
[Responder]
Naya Reply:
March 19th, 2010 at 9:12 am
@Bianca, realmente o gato assusta uhauhauhauhauahauhauhauhauhauhauhauhaauh
e se o antigo assustava imagina o atual…
[Responder]
Ahh, sei lá Naya. Acho que esse é o objetivo do cara, entende? Os filmes dele nunca foram (na minha opinião, por favor) pra crianças. Pra mim, ele quer mostrar que tudo tem realmente o seu lado sombrio e sádico. Apesar de nunca ter ligado pra esses filmes de contos de fada, eu nunca que levaria meu filho pra ver uma versão do Tim Burton.
[Responder]
Naya Reply:
March 19th, 2010 at 9:20 am
@Bernardo,
realmente não é para crianças….eu tb não mostraria para os meus filhos, mas só acho q se quiser mostrar um lado mais sombrio, mostre…mas mostre com “roteiros originais” e não zoando outras histórias…
[Responder]
Bernardo Reply:
March 19th, 2010 at 6:13 pm
@Naya, acho que você não me entendeu direito. Ele pode fazer isso sim, mas mostrar que um filme original é sombrio é até fácil demais, faça um filme de terror. Ele quer é mostrar que TUDO, TUDO mesmo(até histórias de crianças) são meio sombrias, dependendo de seu ponto de vista.
[Responder]
Naya Reply:
March 19th, 2010 at 6:40 pm
@Bernardo, Eu te entendi, vc não me entendeu…eu não gosto qdo muda o q era “magia” e torna “sombrio”, por isso q eu digo q se quer mostrar o sombrio, crie roteiros originais….
é isso..só isso
[Responder]
Concordo em genero, número e grau!
O Burton adora transformar a fantasia em algo sombrio, monstruoso e sádico! O que ele fez com a Fantástica Fábrica de Chocolate foi terrível, o filme sempre foi algo mágico para mim e quando ele fez o remake se tornou algo intragável, aquele Willy Wonka deturpado era asqueroso, para dizer o mínimo.
Não sei o porque das pessoas hoje em dia darem tanto valor ao sombrio, ao terror, ao macabro… Nunca gostei dessas coisas… Devíamos sempre valorizar o fantástico, o lúdico, valorizar aquilo que mostrar o lado bom das pessoas…
[Responder]
Naya Reply:
March 19th, 2010 at 9:19 am
@RomRufus,
Acho q as pessoas veneram Tim Burton do mesmo jeito q falam de Avatar…
É bom assistir, mas quando vc pára e pensa vê q são só efeitos visuais e nada mais, não vai acrescentar nada a sua vida (ou vai até “estragar” como Tim Burton faz…)
[Responder]
Bom, eu realmente discordo de algumas coisas que foram citadas. Porém, também acho que o Burton não tão é fantástico como as pessoas dizem… são as pessoas que são burras de mais para não entender a simplicidade que há nos filmes em que ele dirige. Concordo plenamente com o @RomRufus, essa coisa de todo mundo venerar, hoje, o macabro e tal… Quando eu era criança achava um porre “A Fantástica Fábrica de Chocolate” e pior ainda “Alice no País das Maravilhas”- desenho- eu realmente odiava tudo que era fofo e meigo (por que era moda). Hoje a moda é o sombrio, o terror, o “estranho”, e por isso odeeeio! Enfim, odeio quase tudo que está na moda (me esforço muito hushs). Por isso HOJE prefiro filmes do gênero mais “romântico”, fofinho, final-feliz. E admiro muito o Johnny Depp desde o início de sua carreira, um dos filmes “bonitinhos” dele que eu mais gosto é “Em Busca da Terra do Nunca”- muito lindo realmente. Creio que o novo “Alice no País das Maravilhas” do Tim Burton fará jus ao livro que é psicodélico e bizarro, não fofinho. Mas bem, esta é a minha expectativa, que pode ser contrariada pelo próprio Burton.
[Responder]
Naya Reply:
March 19th, 2010 at 9:18 am
@Nathalia, então vc sempre vai contra a moda, gata ahahuauhauhauhauhauhauha
mas é bom isso, não fica aquela coisa de “oi, não tenho personalidade…”
eu escrevi muito “nas coxas”…era uma coisa q eu queria dizer há tempos…e veio a ideia de soltar o verbo por causa de um comentário q eu fiz em casa por causa de Alice…minha vó viu algumas cenas e detestou, aí eu expliquei quem era o cara
[Responder]
CARACA! Achei que era o único no mundo a ter essa percepção. Já até falaram que eu não tinha gosto, só porque prefiro a versão com o ótimo Gene Wilder! Lembro até hoje do primeiro dia em que vi A Fantástica Fábrica de Chocolates no SBT. Tinha sim suas coisas medonhas, mas não eram tão brutais quanto as do Tim Burton. O Willy Wonka que eu conheço era aquele tristonho, solitário, não um sádico abobado As músicas eram até melhores. Ainda acho a melhor a Pure Imagination.
Tim Burton, para mim, se resume a Batman, Edward Mãos de Tesoura e outras animações, filmes que ficaram cravados na minha mente desde a infância.
Aliás esse Chapeleiro saiu de um clipe do Silverchair não? Freak se não estou enganado, bom, só sei que é o clipe em que uma mulher toma o suor deles para “dar um tapa no visual”.
[Responder]
Naya Reply:
March 19th, 2010 at 9:16 am
@Marcos, minha visão de willy wonka é de um cara coitado e não um vingativo! concordo com vc =D
mas não sei responder sobre o clipe, vou dar uma olhada….
valeu pelo comentário =D
[Responder]
Eu acho Tim Burton um cara criativo… pois consegue transformar aquela baboseira toda de conto de fadas em algo mais legal, vejam bem isso é o que eu penso, bom cada um tem um gosto… ha os que preferem viajar em um mundo maravilhoso e monótono de conto de fadas e os que preferem algo mais cômico e “intelectual” (não sei se é essa a palavra)abraços a todos até mais!!
[Responder]
Naya Reply:
March 19th, 2010 at 9:13 am
@tu, acho q não é essa a palavra, senão todo mundo q não gosta seria o q? burro?
realmente cada um tem seu gosto, vc acha conto de fadas monotono, eu gosto! Cada um com sua preferencia…
eu deixei a minha aqui no post…eu posso fazer isso!
[Responder]
Oi Naya,
Bem, assim como você tive minha infancia destruida inumeras vezes… Principalmente quando mais velho se fica sabendo de coisas de seus grandes idulos de infancia(xuxa por exemplo)…
Mas vou defeder o Tim Burton, o filme da fantastica fabrica é MUITO mais fiel ao livro que o filme de 1971, epoca em que nunca aceitariam um filme daquele jeito, e bem, Alice nao é uma versão, e sim uma continuação, e como ja foi comentado, o livro nao é nada fofinho como os filmes!
[Responder]
Naya Reply:
March 19th, 2010 at 9:15 am
@Peroty,
O livro Alice pode não ser fofo, assim como várias outras historias “infantis”, mas pq a gente precisa ter certeza disso e ver nas telas?
Já passa tragedia demais na televisão todo dia, é sempre bom um pouco de magia pra dar uma equilibrada nas emoções…
[Responder]
Concordo em gênero e grau com Nathalia e com a/o Peroty.
Eu nunca fui fã de filmes fofinhos, concordo com todos que dizem que Tim Burton não é um gênio, ele não é mesmo, um puta diretor com seu próprio estilo como falaram antes e isso que acho incrível, ele não tenta criar um filme fofinho que já era fofinho, pô qual o sentido disso, colocar mais efeitos, atores da mídia, fazer um remake e lucrar ??? Gosto da releitura que ele faz e não porque é trash ou com pitada de terror se está ou não na moda, ele é atemporal e creio que não se guia pela moda.
Acho bacana a versao do Willy Wonka com Gene Wilder mas pra guardar na minha memória, se assistir o filme agora com a idade que tenho só vou pensar “era melhor ter guardado só na memória”, odeio filmes fofinhos onde o bem impera é bom uma pitada de sagacidade e acidez, além da versão do Burton ser mais fiel, não da pra ficar comparando muito é a mesma coisa que comparar desenhos da nossa infancia com remakes atuais.
Penso que a versão da Alice vai ser muito mais fiel a história que é uma bela mistura de psicolélico e aquelas teorias “googlísticas” de Lewis Carroll e LSD hehehehehe.
[Responder]
Naya Reply:
March 19th, 2010 at 6:40 pm
@Diogo, cada um com seu gosto, não é mesmo? XD
[Responder]
Aproveitando, vocês já leram as versões originais dos contos (sem a disney ter mudado e tudo mais)?
Se Tim Burton destrói a magia, os contos originais nem magia têm D:
Um exemplo, Bela Adormecida:
o original, a jovem é colocada para dormir por causa de uma profecia, ao invés de uma maldição. E não é o beijo de um príncipe que acorda: o rei ao vê-la dormindo, e gostando do que vê , estupra-a . Após nove meses ela dá à luz a duas crianças (enquanto ela ainda está dormindo). Uma das crianças chupa o dedo, que remove o pedaço de linho que estava a mantê-la dormindo. Ela acorda para se encontrar estuprada e mãe de dois filhos.
http://edself.blogspot.com/2009/02/contos-de-fadas-e-suas-versoes.html?zx=89041d49fab086de
[Responder]
Naya Reply:
March 20th, 2010 at 10:23 am
@Bianca,
Acho q como eu disse em outro comentário…a gente sabe como esses contos são, mas ninguem precisa ser obrigado a ter certeza disso…
eu gosto da magia sim, eu acho q a gente já vive o sombrio diariamente, não precisamos ainda de mais…
[Responder]
Nem Deus nem Diabo Tim Burton é um excelente profissional mas ninguém é perfeito como um todo e sabemos disso. Mas sua visão pessimista está equivocada em diversos pontos. Se você leu alice em versão integral, saberá que é uma obra que pode ser tudo menos fofa. É bizarra, excêntrica e repleta de metáforas pesadas sobre a filosofia humana. O própro autor, Lewis Carroll era um pedófilo que colecionava fotos de criancinhas nuas e foi o “tutor” de Alice Liddle(a verdadeira) por muito tempo. A fantástica fábrica, por sua ve, foi escrita de uma forma clássica, e em um tempo em que a moral infantil era ensinada com terrorismo, informando a punição que aconteceria caso as crianças não agissem daquela forma. Se você conhesse um pouco da história literária saberá o que são as fábulas de Esopo, La fontaine ou até mesmo os contos dos grimms. Isso não quer dizer que não há fantasi nesses mundos mirabolantes, apenas quer dizer que são um reflexo socio-psicológico de seus criadores. E o Burton sabe muito bem resgatar essa essência. O próprio pinocchio como obra literária é sujo e desalmado, numa sátira sádica de como um garoto não deve ser. Aconselho-a ler essas obras antes de criticar, pois se walt disnay ou qualuer outro tornaram tudo fofo e mágico, são esses os verdadeiros profanos. e se você ainda tem uma criança dentro no peito, saberá admirar essas adapções com a coragem e a aniação de uma, do contrário, meus pêsames, lady.
[Responder]
Naya Reply:
March 24th, 2010 at 12:36 pm
@okami,
eu entendo o seu ponto de vista, eu não discordo de vc…eu já li essas obras, eu sei do q se trata, mas eu como eu já disse antes…
A gente pode saber q elas existem, mas ninguem precisa ser obrigado a ver isso…é mto simples…
eu gosto das versões fofas, oras! e eu sei…e vc sabe…q a maioria só conhece as versões bonitinhas e não os os livros…entao a partir desse momento, quem “alterou” algo foi o Tim Burton e não Walt Disney…
Sabe aquele papo de q o q maioria conhece é q é a verdade? Então…é o q a maioria conhece
relaxa, gato, não precisa de bronca…cada um com a sua opinião…
[Responder]
Tim Burton é iraaaaado e amo o Depp. O cara só tá dando o ponto de vista dele sobre a historia, se n quer ter a sua infancia arruinada simplesmente n veja ^^ Fique em casa vendo o Alice que vc diz ser o “certo” e “original”…
[Responder]
Estou muito orgulhosa de ler comentários como o de Diogo e de Okami. Artigos como esse que você escreveu, Naya, provam que a internet permite que as pessoas opinem e declarem suas opiniões, porém devemos filtrar com muito cuidado tudo que lemos e escrevemos. Contos como os citados, Alice e a Fantástica Fábrica de Chocolates são temas de discussão acadêmica e que merecem todo respeito ao serem criticados, tanto em suas versões originais como em suas releituras. A releitura permite que sejam feitas modificações e adaptações, (não sei se você já ouviu falar em uma coisa que chama licença poética????)e eu vou te dizer, tem que ter peito demais pra modificar histórias como essas…gostando ou não, criticar é pretensão demais… Você nem formação nem conhecimento suficientes têm para tanto… mesmo assim, acho que você, Naya, foi incoerente ao dizer que leu as obras, porque se tivesse lido saberia que as versões do Tim Burton são as próximas dos originais feitas até hoje…
Graças a Deus podemos ser livres para dizermos o que pensamos, mas da próxima vez, procure se informar mais primeiro…
[Responder]
Usar como base histórias já existentes não é falta de originalidade …
É intertextualidade e isso é prova de uma bagaguem cultural muito ampla e talento indiscutível… falta de originalidade seria ele abordar da mesma maneira que outros diretores já abordaram. O modo como Tim Burton trabalha os filmes dele é fantástico, não vejo outra pessoa trabalhando como ele trabalha e mostrando oque ele mostra.
A intenção de Tim Burton duvido que seja acabar com os sonhos e a felicidade das pessoas , acredito que seja expor o seu ponto de vista e ele não deve ser criticado por isso. Não digo com isso que ele deve ser aclamado por todos , nem todos gostam do jeito que ele trabalha mais não é por que ele não mostra a vida como Walt Disney fazia que ele deve ser considerado um monstro.
[Responder]
Acordem, Alices!!! hehehehe
Tim Burton ROX! #prontofalei
[Responder]
Gente, que papo de medo é esse. Eu tenho 13 anos de idade e esse filme da " nova Alice ", não me assustou em nada. Tudo bem que o gênero ou o nome não faz juz ao nome. Dá uma sensação estranha sim. Mas a verdadeira Alice sempre vai ser assim. Walt Disney criou a Alice assim. Não acho que o Tim Burton tenha mudado o enredo. O que é diferente, a Alice adolescente, a batalha… Para mim isso é superficial. Alice é realmente a garota triste que cai no buraco da toca do coelho e que descobre o País das maravilhas. A própria história é triste. Raciocinem. comecei a ler o livro quando mais criança, e o enredo me chamava atenção pela triste história. E que papo de " Tim Burton, acabou com a minha infância ", é esse? Tu assistia pq tu queria. E você acha que ele nos Estados Unidos, ia ligar ou pensar que isso causaria a dor e a falência de uma infancia? Para mim você já é traumatizada. É do gênero. Nem eu, que me impressiono facilmente. Francamente, coisa de criancinha.
FILMES TIM BURTON, PERFEITOS DEMAIS. QUEM NUM GOSTAR, VAI TENTAR AO MENOS FAZER PARECIDO…
e num tem babação de ovo não. Duvido q esse povo num " babe ovo " de ninguém. Deve fazer pior.
[Responder]
Não entendi o estardalhaço todo por causa do filme, tbm não fiquei elogiando o diretor.
A Alice cresceu nesse filme. Eu esperava a velha história que eu lembro, das rosas pintadas de vermelha e outros elementos que não apareceram, mas apesar disso eu gostei do filme.
Gosto desse estilo ironico e assustador do Jonny Deep. Motivo que me fez gostar de "A Fantastica Fabrica de Chocolate" tbm. Só não gostei dos umpa lumpas, a versão antiga é melhor nas musicas e aparencia. O que não vem ao caso.
Enfim, não acho ninguem genial em nada, filme, livro, etc. Cada um tem seu estilo. Genial seria se todo mundo mesmo gostasse da obra, ou seja, perfeita. E isso não existe.
[Responder]
Além de você ser uma burra, você ainda é racista e idiota’
Pra quem não percebeu, essa tal de Naya diz no começo do post: …eu era a criança que toda mamãe sempre quis. Loirinha, pequena, delicada, calma, paciente.
Agora reparem no adjetivo que ela usa para se referir a caracteristicas de umna garota que toda mãe quer ter como filha: LOIRINHA. Quer dizer que nenhuma mulher quer ter um filho negro, ruivo… seja la o que for???? Se você não sabe, racismo nesse país É CRIME. Você deve ser uma mal-amada que fica reprimindo o lado assustador do Tim Burton e não temn cuidado com o que diz. Opinião é livre ( tão livre que eu chamo você de burra e idiota mais uma vez ), mas agora é da escolha de cada um, aceitar ou não essa versão. Não fique querendo mudar o ponto de vista das pessoas que discordam de você’
Agora eu tou esperando, pelo seu comentário’ Vem se defender garota — toma coragem e inventa ainda mais argumentos idiotas para vim debater essas suas babaquices aqui no blog.
P.S.: BURRA, IDIOTA E RACISTA. Adorei fazer isso.. lalalalalalalalalaa *–*
[Responder]