
Hoje eu cheguei em casa já sabendo que teria que ir ao supermercado comprar algumas coisas para a casa, principalmente produtos de limpeza. O que convenhamos é um saco comprar. Cheguei em casa e meu pai estava vendo – como sempre – Discovery Civilization [tenho que dizer, meu pai assiste esse canal quando acorda, quando almoça, quando chega do trabalho, quando come alguma coisa, antes de dormir e as vezes até para dormir]. Já cheguei falando para irmos mas meu pai tava vendo o negócio lá e queria esperar terminar. A contragosto sentei lá e o negócio tava tão interessante (era a história do Nostradamus) que ele que teve que insistir pra gente ir embora.
Fomos finalmente para o Carrefour da Av. Prudente de Morais, não sem antes eu esquecer a lista e ter que voltar em casa, mas isso é detalhe. Entramos, compramos o que tinhamos que comprar. Comigo, é claro, não deixando meu pai comprar um monte de coisa que ele queria [estranho né]. Bom, na hora em que nos dirigíamos ao caixa, começamos a ouvir uns gritos, uma balbúrdia, um trem acontecendo.
Fomos nos aproximando (logicamente eu fui para um caixa perto da confusão) e o que eu ouvi de uma senhora ruiva – fora de si – berrando foi “Isso é preconceito! Isso é discriminação racial!”. Pensei “Opa, o negócio é sério”, fiquei mais interessado e reparei que ao lado da senhora, timidamente colocando as compras no carrinho para levar embora, uma negra com uma cara que era um misto de sem graça + humilhação. Ok, deduzi que a senhora estava defendendo a negra que pelo visto havia sido descriminada.
Enquanto a senhora ruiva brigava, esperneava, todos na imediações olhavam intrigados, interessados e até indignados com a situação da moça que pelo que eu pude deduzir era empregada da senhora. Tirando uns metaleiros retardados que ficaram rindo e tirando sarro da senhora. Meu pai que mesmo tendo filhos que gostam da música e até vão a esses shows terríveis, detesta metaleiro… assim como eu. Ele logo soltou um “Tá rindo porque não é com você né?” e arrancou o sorriso dos cabeludos na mesma hora. Meu herói.
Fui colocando as compras na esteira e a mulher continuava com os gritos e berros, foi nessa hora que eu entendi o que havia acontecido. Explicarei da mesma forma que expliquei para um simpático casal que estava atrás de mim:
A moça negra, estava acompanhando a patroa nas compras, obviamente a patroa mandou ela ir para a fila e pagar enquanto ela comia alguma coisa na lanchonete ou pegava mais produtos. De qualquer forma, quando a empregada foi pagar a conta, a mocinha do caixa pediu para ela provar que era titular do cartão [explico mais a frente como soube disso]. A patroa chegou e quis saber o que estava acontecendo e.. assim começou a confusão toda.
Até aí podemos tirar duas conclusões: A moça do caixa, vendo o valor e a quantidade de compras e olhando no cartão o nome, sei lá, Elizabeth Santos Correa Bulhões (chute em, pelo amor de deus), e olhado para a moça, teve a impressão de que o cartão não era dela. O trabalho dela é perguntar e pedir a identidade. Antes que alguém me xingue eu completo a frase. DESDE QUE ELA FAÇA ISSO COM TODO MUNDO. Mas tanto você quanto eu, sabe que isso não acontece e não foi por isso que a moça pediu para a empregada provar que era titular do cartão. Tanto eu quanto você, sabemos que o pensamento que passou pela cabeça dela foi algo assim.
“Essa mulher não é dona deste cartão. Tenho certeza. Se ela for realmente empregada da mulher como ela disse, eu posso levar uns chingos. Mas se o cartão é roubado, e a dona souber que vendemos aqui e neste caixa eu perco meu emprego.”
Tanto a caixa (que é morena) quanto a loirinha que eram os alvos da ira da senhora, tenho certeza, não andam por aí espancando mulheres negras, e muito menos destratam os vizinhos negros ou os próprios colegas de trabalho. Mas neste caso em particular foram preconceituosas sim, e discriminaram a moça. Quer saber porque eu sei disso? Explico.
Porque no mesmo momento em que eu ouvia, deduzia e chegava a essa conclusão, também sabia que iria provar que estava certo. Eu iria pagar a conta com o cartão de crédito do meu irmão e tinha certeza que o caixa não iria me perguntar se eu era o titular do cartão. Dito e feito. Paguei com um cartão de uma conta da qual não sou titular, mas como sou branco, gordinho, fofinho bonitinho, jamais pensariam que eu roubei o cartão para comprar meia dúzia de produtos de limpeza.
Sacou o porque da minha certeza de que as moças foram preconceituosas? Eu sabia que o cara não iria me perguntar aquilo. Eu sabia o que havia acontecido porque quando a senhora ruiva pegou o cartão para passar, ela gritou bem alto e claro “Agora me pede para provar que eu sou titular desse cartão! Vai! Me fala! Pede uma prova! Me diz que eu não sou a titular!”. Quando questionada por outra mulher ela respondeu claramente “É lógico que vou processar!”. A mulher pediu o nome das moças, anotou e saiu soltando os cachorros.
Entendeu agora?
O melhor foi o medo que eu coloquei no caixa que me atendeu. Ele ironicamente e sarcasticamente comentava o fato, e quando o cara do casal de trás disse brincando “Eu não to pagando com meu cartão não em! e se você falar que não é meu eu subo aqui em cima e fico louco”, o caixa morreu de rir. Até que eu disse que o cartão que eu acabara de pagar não era meu. Disse isso rindo também, por isso ele achou que era brincadeira, até que eu fechei a cara e repeti “O cartão não é meu. Mesmo. Eu não me chamo Daniel.” Ele olhou para mim e viu que eu falava sério. Engoliu o riso e claramente ficou com medo. Eu apenas disse “A mulher tá certa. Certíssima em dizer que foi preconceito, porque foi.”, me despedi do casal – que olhava para mim com uma cara de júbilo – peguei as compras e fui embora.
O caixa se calou porque ele também teve a certeza de que as meninas haviam discriminado a empregada da mulher lá. O caixa se calou e ficou com medo, porque se eu quisesse poderia foder com a vida dele. Mas eu não quis. E nem quero. O cara não tem nada a ver com isso, nem eu. Mas tive que dar um cala boca nele porque ele estava tirando sarro da situação.
Isso prova, e prova muito bem a minha teoria de que todo mundo tem preconceito. Uns exageram, é claro. Mas que todo mundo tem, tem. Prova também que você jamais deve tirar sarro de uma situação dessas. Isso não é brincadeira.
***
1 – Já que falei do assunto no post, vou linkar um dos melhores blogs do brasil que fala muito sobre o assunto: Liberal, Libertário e Libertino.
2 – Um link para o Zanfa que fez um post número 2000 lindo no Capinaremos.
3 – E um link pro T.G do Ela Tá de Xico porque ele é pop.



Posted in
Tags: 




















pesado, hein?
isso me lembrou duas histórias…uma eu to te contando, a outra eu conto aqui depois…é preconceito tb…pesado
só q eu ri MUITO quando acabou…
[Responder]
Todos tem preconceito, #FATO, a diferença é como alguns demostram ou ñ isso…
E um link para o T,G do Ela Tá de Xico, apenas pq ele é POP!
–
AndersonZ1.
[Responder]
Olha, eu trabalho no comercio varejista (no momento não, to desempregado tem uma vaga ae??), e eu vejo cada situação nos caixas que é de doer, mas no caso, especificamente neste caso, foi preconceito sim, existe uma regra (ak em são paulo, pelo menos) de se pedir o documento de comprovação de identidade, na loja que eu trabalhava, que é um home center (material de construção) havia até um treinamento para as caixas sobre o assunto, mas não eliminava alguns protestos de clientes que não queriam mostrar o documento, mas o pedido era feito a TODOS os clientes, por isso era mais facil de explicar ao cliente que esbravejava não querendo mostrar o documento que era de praxe a solicitação. agora Pedro, gordinho, fofinho e bunitinho?????????!!!!!!!??????????????
[Responder]
Pedro Turambar Reply:
August 5th, 2009 at 3:37 pm
@Fabio Baldino, Eu concordo totalmente com TODO MUNDO apresentar a identidade, são normas, tudo bem, mas nao foi o que aconteceu.
sim, gordinho, fofinho e bunitinho! ahuauhahuahuahuauh
[Responder]
muito bom!
[Responder]
Infelizmente o preconceito ainda existe.
Conheço uma pessoa que trabalhava na C&A e eles têm recomendação de fazer “vista grossa” ao liberar crédito para negros. :S
Vendedores são extremamente preconceituosos, já entrei em lojas e as vendedoras me ignoraram para atender alguma outra pessoa (mais bem-vestida, ou branca, ou whatever). E quantas vezes eu já vi fazerem isso com outras pessoas.
Eu me considero negra, todo mundo fala que eu não sou, que eu sou “morena”, mas ao dizer isso parece que querem dizer: “mas você não é feia…” ¬¬
Tem um documentário interessante sobre o assunto no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=375sS13XAT0
[Repare nos comentários dos universitários, racismo explícito]
[Responder]
Pois é, preconceito existe sim, e todos temos de alguma forma, como vc msm disseno teu outro post. Mas ter preconceito de algo e humilhar alguem por causa desse preconceito são coisas bem diferentes. Ae, parabens pela tua resposta ao caixa, caras folgados do caramba!! E parabéns pelo teu blog, te acompanho sempre, ótimos textos e um humor na medida!
[Responder]
Que preconceito existe…todo mundo sabe…mas besteira é ainda s epedir documento pra comprovar se o cartão é seu…nos EUA…pais que se usa pra referencia de tudo…não se pede documento…passou, aprovou…sifu…
Em compensação o controle eletronico é super eficiente…minha irmã morava lá e teve o cartão furtado em um restaurante…quando deu pela falta do cartão ligou para a administradora e para sua surpresa o cartão ja estava blogueado…simplesmente porque o ladrão tinha feito 3 compras em 3 lojas diferentes em menos de 40 minutos….e as lojas não faziam parte do “perfiu” de minha irmã…isso segundo o atendente…
ela não teve um centavo de prejuiço…pois o seguro bancou…
[Responder]
Preconceito todo mundo tem, é fato.
Eu mesmo tenho… Tento lutar contra o tempo todo, mas é algo automático. A gente vai sendo criado com aquilo em volta da gente, não é fácil parar com isso.
Outro dia fui num concerto da orquestra de câmara da ULBRA. O negócio encheu de gente. Quando vi só tinha 4 lugares livres. Dois atrás de mim e dois na frente. Os dois de trás porque eu e meu vô somos grandes (1,90 eu e 2 metros ele), mal dava pra enxergar o palco dali… Os da frente porque tinha um cara negro mal-vestido sentado…
Ali já tá óbvio o preconceito… O pessoal pode até não ter pensado nisso, mas escolheram sentar longe daquele cara.
Aí ainda veio uma mulher e o marido dela procurando lugar… O cara viu o lugar do lado do negro e disse: Vamos sentar ali, tem lugar.
No que a mulher responde: Ah não, ali atrás é melhor…
Deu muita vontade de xingar ela… Porque lugar atrás de mim e do meu vô é o pior que tem (a gente já tinha sentado de maneira a “inutilizar” só dois lugares, o mínimo possível).
[Responder]
Concordo. Todo mundo tem preconceito e me irrita muito também quando as pessoas tiram sarro de uma situação sem nem raciocinar sobre o que se trata. Em geral, as pessoas são muito superficiais na hora de tirarem conclusões.
Deixa eu contar um caso que aconteceu esses dias, que também me deixou revoltada.
Recebi um e-mail (encaminhado) de uma produtora com o seguinte título: Procura-se mulheres para comercial da Hellman´s.
Abri o e-mail e li o perfil das mulheres que eles estavam em busca:
“Estou atrás de mulheres que tenham entre 38 e 42 anos, bonitas, carismáticas, descontraídas e que saibam cozinhar, pelo menos, um pouco para um comercial de HELLMANS com veiculação nacional de 12 meses e com cachê de R$ 5.000,00. Não pode ser asiática, nem negra.”
Não pode ser asiática, nem negra? Por que? Asiática até entendo, porque pode ser que fuja um pouco da cara do “brasileiro”, mas negra? Se bem que, brasileiro não tem cara, já que somos uma mistura.
Bom, fiquei curiosa e perguntei pra dona do e-mail se a Hellman´s não fazia comerciais com negros. Ela respondeu que faziam sim, mas que dessa vez estavam procurando um outro perfil. Eu insisti e perguntei novamente o por quê. Ela disse que não sabia e isso era “coisa da agência”.
Isso é preconceito? Ou eu to sendo muito neurótica?
Como vc disse, todos somos preconceituosos. Inúmeras vezes já me peguei repensando conceitos. Não é fácil tirar isso da gente. Porque há uma carga cultural muito pesada, mesmo que inconscientemente, que nos puxa para o preconceito. Exemplo da piada do Gentili no twitter. Não acho que ele seja um filho da puta, mas acho que ele teve uma atitude ignorante – de não ter repensado a piada antes de fazer – de ter ignorado as conseqüências.
Enfim…parabéns por ter colocado em pauta uma discussão como essa. Só assim a gente evolui.
[Responder]
Diego Camara Reply:
July 31st, 2009 at 7:54 pm
@Veronica,
Eu particularmente não vejo isso como atitude preconceituosa. Acho que há um certo limite entre preconceito e essa onda do politicamente correto que anda fodendo todo mundo por ver preconceito em qualquer coisa.
Então, a empresa quer uma pessoa branca entre 38 e 42 anos. Sendo você o contratante, você tem o direito de ter o perfil que quiser pelo motivo qualquer.
Vamos supor que o contrato seja para fazer uma mulher que faz os sanduíches para seus filhos, por exemplo.
Aí então vem senhoras idosas e reclamam que isso é preconceito pois há mães mais velhas, com 50, 60 anos…
E vem negras e asiáticas dizendo que isso é preconceito porque só aceitam brancas.
Aí vem pais de família que dizem que isso é preconceito pois atualmente há homens que cuidam da casa e dos filhos.
E assim vai…
[Responder]
Pedro, acompanho o blog faz um bom tempo e fico triste em ver artigos como esse.
é o típico post pega bobo no google…. mas, deixando isto de lado, não considero o que aconteceu como preconceito.
O fato de alguns caixas serem negligentes com a norma pré-estabelecida não torna isto correto. É obrigatória a apresentação do documento de identidade ao utilizar o cartão. Isto deve ser aplicado a todos. Pq crucificar a caixa que fez o que era correto?
Para mim, interpretar o que ela fez como preconceito é de fato um preconceito seu.
Quer dizer que ninguém pode pedir para um negro comprovar a titularidade do cartão?
Pessoas de bem deveriam exigir que os caixas solicitassem comprovação. Existe um movimento, e vc ao afirmar que todos tem preconceito participa dele, que taxa tudo de preconceito. Dúvido que você faz esse alarde todo quando um moleque maltrapilho fica do seu lado no mercado e os seguranças ficam seguindo. Mas não, o legal é defender os negros, fazer disto uma bandeira. Eu tenho nojo desses movimentos. è só ver o que aconteceu na sessão plenária que discutia as cotas. Um negro de movimento social atacou o outro e ofendeu inclusive chamando de macaco aquele que era contrário à política de cotas. No Brasil é proibido ser contrário a algo e dirigir qualquer tipo de palavra a negros. Se eu uso uma camisa 100% branco na rua serei atacado. Se eu fundar um Dia do orgulho branco, serei nazista. Direitos iguais? Não, eles querem benefícios em detrimento do restante.
[Responder]
Dånut Reply:
July 31st, 2009 at 5:30 pm
@Rafa!, Claro, estamos mesmo exagerando… Porque crucificar a caixa que só fez o que era correto? Ela faz isso com todos os clientes mesmo. Ela só segue a orientação da loja… Coitada, só se esqueceu de seguir a orientação da loja com todos os outros clientes e, numa incrível coincidência, lembrou justo quando um negro tava passando.
Coitada dela… E idiotas nós, que ficamos procurando pêlo em ovo…
Sobre a camiseta 100% branco. Cara, eu realmente não sei o que falar… Não tem argumento contra uma besteira tão grande… Em que mundo tu vive pra achar que é a mesma coisa uma camiseta 100% branco e uma 100% negro?
Se tu realmente não consegue perceber a diferença nisso, realmente acha que não existe preconceito racial contra o qual se lutar (ou, pior ainda, acha que os negros estão sendo favorecidos!), então eu só posso dizer que tenho pena, muita pena de ti.
[Responder]
Diego Camara Reply:
July 31st, 2009 at 7:43 pm
@Dånut,
Há uma diferença básica entre preconceito e intolerância.
Utilizar uma camiseta 100% negro representa o que? O orgulho por sua raça…
Uma camiseta 100% branco representa algo diferente? Por que uma é diferente da outra? Deveria ser diferente?
A diferença está no que vemos, nos olhos deturpados e preconceituosos das pessoas, inclusive de você. Uma pessoa que tem orgulho do que é, da sua cor, do seu conhecimento, de suas origens, não deveria ser taxado de maneira preconceituosa, independente se ele é branco ou negro…
[Responder]
Rafa! Reply:
August 3rd, 2009 at 10:13 am
@Diego Camara,
você foi direto no ponto. “A diferença está no que vemos, nos olhos deturpados e preconceituosos das pessoas” [2]
Não há mais nada que se falar.
Eu só acho, de verdade, que há uma tentativa de criar uma tensão social no nosso país que não existe verdadeiramente. Somos o país da miscigenação! Como dizer que um é negro e o outro é branco se quase todos temos misturas em nossas famílias?
[Responder]
Diego Camara Reply:
August 3rd, 2009 at 8:45 pm
@Rafa!,
A tensão existe pois as pessoas são idiotas o bastante para não perceberem que seu preconceito é infundado.
Eu acho que qualquer movimento neo-nazista no nosso país é uma tremenda baboseira. O pior, você pesquisa e vê a cara dos membros deste grupo e é difícil encontrar alemãezinhos de olhos azuis…
Mal eles veem que se Hitler estivesse vivo mataria eles…
Já não concordo contigo, a tensão social existe sim, infelizmente existe
[Responder]
Thales Reply:
August 20th, 2009 at 9:06 pm
@Rafa!,
É SÓ PERGUNTAR AOS SEGURANÇAS DESSA LOJA
PELO VISTO ELES SABEM MUITO BEM DISTINGUIR QUANDO ALGUEM É NEGRO OU É BRANCO
VIU SÓ O QUE ACONTECEU? FICOU DEFENDENDO ELES E ELE ACHARAM UM JEITO DE MOSTRAR A ESTUPIDEZ DESSE SEU RACIOCINIO!
http://www.afropress.com/noticiasLer.asp?id=1965
[Responder]
gnomo chato Reply:
August 7th, 2009 at 11:36 am
@Dånut, vc tem como provar se ela se lembrou do procedimento justo quando uma pessoa de cor passava no caixa? Eu tenho quase certeza que não pq vc não teria paciência de ficar do lado do caixa conferindo se ela está ou não fazendo procedimento padrão, é melhor vc ter pena de vc mesmo pq vc está fazendo tempestade em copo d’água ou melhor, transformando situação em sensacionalismo.
[Responder]
A idéia da camiseta é velha, mas vale lembrar que em uma sociedade, objetos não possuem valores somente pelo que eles são em essência, eles possuem uma carga social. A suástica nazista, mesmo sendo um símbolo místico, é impedida de ser utilizada exatamente devido a carga que ela adquiriu, e ignorar essa carga assim como ignorar a carga da camiseta 100% branco é hipocrisia, se a palavra aqui se encaixar bem.
No caso do caixa, o preconceito pode ter ocorrido ou não, a questão é que não é que se toda vez que perguntarem a um negro pelos documentos será preconceito. A questão é que se NUNCA falaram que é preconceito, quando isso será evidenciado ? Entenda que o fato de você dizer que a mulher não deveria ter reclamado leva a essa falsa sensação de que no Brasil não existe preconceito. E ela se perpetua dessa maneira. E os meios jurídicos para resolver partem geralmente do princípio que sendo o preconceito em cima de uma minoria ou desfavorecida, o outro deve provar que não o cometeu, porque se não NUNCA haverá uma acusação válida, e com isso voltamos a camiseta…. Isso nos lembra que Justiça não é punição, e sim uma balança, e esse inclusive é um bom exemplo de seu uso.
[Responder]
Diego Camara Reply:
August 1st, 2009 at 1:49 am
@Kaue,
“A idéia da camiseta é velha, mas vale lembrar que em uma sociedade, objetos não possuem valores somente pelo que eles são em essência, eles possuem uma carga social”
Isso são apenas outras formas de preconceito e taxação social de pessoas que não sabem ou desconhecem o real fator embutido em algo. Como a palavra diz… de acordo com o Aurélio:
preconceito
[De pre- + conceito.]
Substantivo masculino.
1.Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; idéia preconcebida.
2.Julgamento ou opinião formada sem se levar em conta o fato que os conteste; prejuízo.
3.P. ext. Superstição, crendice; prejuízo.
4.P. ext. Suspeita, intolerância, ódio irracional ou aversão a outras raças, credos, religiões, etc.:
Os números 3 e 4 são apenas extensões específicas do 1 e 2. O preconceito nasce da falta de conhecimento e tolerância das pessoas em conhecer as outras.
Hipocrisia não é a camiseta, mas sim o ser humano que não sabe reconhecer seus preconceitos, independente do tipo deles
Como você, por exemplo, ao afirmar que uma camiseta 100% branco tem uma carga social, também eu posso afirmar que o “todo negro é ladrão” que muitas pessoas preconceituosas falam por aí também é uma carga social. Seu conceito de carga social, se invalidar o primeiro, também invalidará o segundo. Eu ainda adiciono que não só objetos possuem uma carga social, mas também pessoas quando são classificadas por raças ou classes sociais. Isso tudo permeia o velho “fato social”, teoria bem conhecida de Durkheim.
[Responder]
Vou começar a pisar em terreno que não conheço mais, e se eu fizer muita bosta já me avise que paro por aqui e volto quando conhecer melhor.
Não conheço mesmo Durkheim, mas a questão do fato social, creio eu ser inerente ao ser humano, pelo menos não vejo uma pessoa livre de preconceitos completamente.
… acho que desiste de pisar… simplesmente não consigo formular um argumento contrário, que aceite a lógica por trás da camiseta, que porque querendo ou não você acaba caindo em um pre-conceito besta, que ele não deveria existir…
Ou não… talvez dizer que a camiseta tem uma carga social não seja o modo correto de nomear, e sim dizer que ela se torna simbolo, e por se tornar simbolo, o seu significado é sua existência. E então pergunto, o que uma camiseta 100% branco pode simbolizar, se colocamos elas em cheque com uma camiseta 100% negro ? Já que a idéia, a origem é a mesma, valorizar raízes histórias da etnia, mas a questão é que as raízes histórias branca é tão por assim dizer dissipada ou que além de não fazer sentido, entra em conflito com a 100% negra, fora que não existe um outro vínculo possível. Como se fossem simbolos opostos.
Realmente gostaria de ver uma resposta sua Diego
[Responder]
Diego Camara Reply:
August 1st, 2009 at 2:52 pm
@Kaue,
Um símbolo nada mais é do que algo que representa uma outra coisa. A representação de algo nada mais é do que social, está dentro do cerne do fato social das pessoas.
Uma placa de transito é um signo. Nela, está aplicado todo um conceito universal criado pelos homens a cerca do que se deve fazer quando você vê uma delas. Você pode estar no Brasil, na Rússia ou na França, as placas vão significar sempre a mesma coisa.
A simbologia é uma substituição por analogia criada pelos homens, não é algo universal. Como a pomba branca é o símbolo da paz, ou que o diabo na cultura cristã representa tudo que é de ruim no mundo: a maldade, a malícia, a exploração, etc.
Os símbolos podem ser utilizados tanto para o bem quanto para o mal. Quando você nasce em um lugar, você já nasce com um fato social mais ou menos pré-estabelecido. De acordo com Durkheim, o fato social nada mais é do que uma fôrma que tende a padronizar todos os seres humanos que vivem em um local. Quando você nasce em São Paulo em uma família de classe média, você tem um fato social. Se for no interior em uma família pobre, o fato social será completamente diferente.
O fato social é tudo: valores éticos e morais, repertório de signos, símbolos, conhecimento, possibilidade de futuro, idioma, estrutura regional. Se você nascer em uma família rica na Suécia você terá já, de acordo com os estudos de Durkheim, maior possibilidade de crescer do que se você nascer em uma família pobre, e isso é verdade, pois é um estudo baseado em probabilidades e em visão da estrutura social vigente. Isso não significa de maneira nenhuma que todas as pessoas irão se encaixar nesse fato, mas sim a maioria.
Como alguém pobre que sai da favela para ficar milionário é apenas um em milhões, o cara de classe média que pode ficar rico tem uma probabilidade maior. Você chamaria um estudo destes de preconceituoso ao dizer que o negro tem menor possibilidade de crescer socialmente do que o branco?
Nesse caso, a simbologia pode ser empregada para disseminar o preconceito, e qualquer um pode ver isso, não é apenas com negros.
Um homem branco e careca é visto com preconceito por ser considerado um skinhead, uma pessoa com tatuagem é vista muitas vezes como presidiário, criminoso. Um homem com cabelos compridos é visto com preconceito por ser desleixado, preguiçoso, rebelde, etc.
De onde nascem os preconceitos se não do fato social vigente e dos símbolos criados pelo ser humano??? Na sua camiseta está aplicado um valor de simbologia completamente errôneo, como está aplicado nestas outras pessoas também e também no símbolo da suástica, que aposto que 99% das pessoas atualmente desconhecem que ele foi um símbolo utilizado na cultura oriental (e ainda é utilizado em muitos templos) e também era um símbolo do deus nórdico Thor, um símbolo de igualdade, de liberação e captação de energias.
O preconceito relacionado a este símbolo é meramente relativo a sociedades ocidentais com menor estudo dele – como na América – ou aos intolerantes europeus. Isso ainda gera muitos preconceitos infundados pelo povo pagão no norte da Europa, que muitas vezes é associado ao nazismo de maneira errada pois muitos símbolos nazistas são cópias das mitologias nórdica e germânica.
O problema, como eu já disse, não é da camiseta, mas sim do valor preconceituoso imposto nela. A camiseta 100% branco, igualmente a 100% negro, representa nada mais do que orgulho a suas origens e sua história, ao seu passado. O erro está sempre nas pessoas, que colocam valores errados nos produtos.
Desta maneira quem não segue a religião cristã e é ateu, também sofre preconceitos. Como sairia de casa uma pessoa que utiliza uma camiseta “Eu não acredito em deus” aqui no Brasil? Ele não teria direito de expressar o que ele sente, o que ele sabe, suas origens? Como as pessoas tratariam ele?
Ou os evangélicos, que dizem abertamente nos seus cultos que os homossexuais são uma doença para a sociedade e que o melhor era que eles fossem exterminados? A IURD está sendo processada por falar palavras de cunho preconceituoso em seus cultos.
Onde está o limite entre liberdade de expressão e preconceito? Se você algum dia puder me apontar eu ficarei grato, pois parece que ninguém conhece bem onde termina a liberdade de expressão e começa o sectarismo.
Mas, como sempre, o problema é do ser humano, não de um item. Considerar itens como errados é mais uma maneira do ser humano de retirar a culpa de suas costas e colocar em algo que não faz sentido, como alguns religiosos que botam a culpa no demônio por tudo de ruim que acontece para eles.
Colocar a culpa no nazismo de um preconceito puramente humano é como a gente faz para esconder nossos próprios preconceitos e nossas intolerâncias. Os judeus em Israel utilizam até hoje o nazismo como forma de lobby para manter seu poderío militar e atômico e manter o controle sobre a região palestina, que não lhe é de direito.
A única maneira do ser humano se livrar de algo é assumir que ele tem aquilo e quer ser “curado”. Prefiro uma sociedade mais limpa, onde alguém tenha coragem de dizer que é preconceituoso, do que uma hipócrita como a nossa que diz que o preconceito existe, mas onde o problema é sempre do vizinho e não meu.
[Responder]
PriiH Reply:
August 1st, 2009 at 8:54 pm
@Diego Camara,
“Ou os evangélicos, que dizem abertamente nos seus cultos que os homossexuais são uma doença para a sociedade e que o melhor era que eles fossem exterminados?”
Diego, desde que nasci eu sou evangélica. Filha de pastores. E nunca, em toda a minha vida, em nenhuma igreja que eu fui, jamais vi qualquer pastor ou membro falar isso.
(Ao meu ver, tem muito preconceito nisso que dissestes.)
Não generalize.
[Responder]
Kaue Reply:
August 2nd, 2009 at 11:54 pm
@PriiH, faltou um QUANDO ali :
QUANDO que dizem abertamente nos seus c….
Ai acho que resolvia a frase
Mas acredite, isso ai não é tão INCOMUM não…
[Responder]
Kaue Reply:
August 2nd, 2009 at 11:55 pm
@Kaue, Ah sim esqueci de um detalhe, vlw pela resposta diego, inclusive vou guarda-la para futuras referências, o blog cresceu no meu conceito depois dessa
[Responder]
Diego Camara Reply:
August 5th, 2009 at 3:26 pm
@Kaue,
Não há o que agradecer, é só o que eu acredito que seja…
[Responder]
PriiH Reply:
August 3rd, 2009 at 5:32 pm
@Kaue,
[Responder]
PriiH Reply:
August 3rd, 2009 at 5:33 pm
@PriiH,
Cliquei no comentar sem escrever nada.
[/dãããr
[Responder]
Diego Camara Reply:
August 3rd, 2009 at 2:39 am
@PriiH,
Então como você me explica isso?
http://unabrasil.wordpress.com/2009/06/29/igreja-universal-e-denunciada-na-onu-por-intolerancia-religiosa/
Ou isso? Ela afirma que “Deus” a esta guiando em sua busca por cura homossexual.
http://www.acapa.com.br/site/noticia.asp?codigo=8734
Tem também a lei de discriminação que prevê prisão. Por que a bancada evangélica quer mudar ela?
http://www.atitudetocantins.com.br/?ctt=noticia.php&IdNoticia=35
Eu sei inclusive por experiência própria, pois tenho amigos evangélicos que agem de maneira preconceituosa. Os religiosos hoje utilizam os seus seguidores como massa de manobra, eu sou contra isso e sou a favor do respeito, não da intolerância.
[Responder]
PriiH Reply:
August 3rd, 2009 at 6:20 pm
@Diego Camara,
Só porque você tem amigos que agem de maneira preconceituosa, não significa que todos os demais evangélicos do universo se comportam da mesma maneira.
Todos tem preconceito, #FATO. a diferença é como alguns demostram ou ñ isso… [2]
[Lutam/lutaram tanto pela tal liberdade de expressão. Mas quando é no meio gospel, parece que isso não conta.]
Pergute pra ela. Não pra mim. Homosexualidade não é doença. Mas que Deus cura isso (não sei se curar seria a palavra certa, mas foi a que eu achei), cura sim.
[/Procura no google depois, por Paulinho de Jesus.]
Porque a bancada evangélica quer mudar ela? Porque simplesmente querem transformar a bíblia num livro homofóbico.
“Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. (Gênesis 2:24)”
Homosexualidade não é uma coisa natural.
E por isso é um tanto estranho ver casais do tipo com demonstrações de afeto em público. (Na boa, acho que incomoda tanto ver um casal de heteros se pegando em público, como um casal homosexual)
“Minha preocupação agora é que hoje a pedofilia é tida como doença mental. No mundo espiritual, pra mim, isso é demônio. Mas se nós aprovarmos esse texto dizendo que não podemos discriminar a opção sexual, pra mim, legaliza a pedofilia. O pedófilo, sob orientação do advogado, vai dizer pro juiz que é sua opção sexual. Ele vai dizer ‘minha opção sexual, menina de sete ou nove anos’. Não poderão ser tratados como loucos ou criminosos” [/Concordo plenamente.
“Desta maneira quem não segue a religião cristã e é ateu, também sofre preconceitos.” “Ele não teria direito de expressar o que ele sente, o que ele sabe, suas origens? Como as pessoas tratariam ele?”
Acho que algo parecido com o modo que nós evangélicos somos tratados sempre que defendemos nossa fé.
[Responder]
Kaue Reply:
August 3rd, 2009 at 8:45 pm
@PriiH,
Daniel, mas foi uma generalização sua…
Não concordo com metade do que a Priih falou, mas foi uma generalização infeliz sim, porque existem comunidades evangélicas que não agem dessa maneira, simplesmente vêem como mais um “pecado” e procuram redimir no caso o homossexual, nada de mais.
Agora comparar a opção sexual com pedofilia, não tenho as palavras corretas mas, parte do pressuposto de proteger a inocência da criança e o seu psicológico, e não simplesmente um preconceito.
[Responder]
PriiH Reply:
August 4th, 2009 at 1:13 pm
@Kaue,
Obrigada
[/Resumiste o que eu queria dizer
[Responder]
Diego Camara Reply:
August 5th, 2009 at 4:02 pm
@PriiH,
Eu não digo que todos tem, ok? Considere isso como um erro, e se pareceu feio da minha parte, me desculpe…
Mas acredito que há um erro de educação e de ideologia em instituições religiosas, que falham em muito ao tentar doutrinar as pessoas.
Dizer que, de acordo com a doutrina X é errado o homossexualismo está ok, porém a forma como muitos fazem é totalmente errado. Hoje instituições como a IURD utilizam-se das outras crenças para criar conflitos e sectarismo, coisa que eu considero um erro tremendo que acabará por causar os mesmos problemas que na Irlanda… coisa que inclusive eu falei há pouco tempo…
Os problemas advindos dos evangélicos seja do conflito gerado por eles com relação as outras crenças. No caso, um problema que os criadores da doutrina acabaram por causar…
Eu posso não gostar de alguém, mas tolerância com as diferenças e respeito ao próximo foi algo que eu aprendi, independente de doutrina ou de crença. Infelizmente muitos dos que compartilham a mesma crença que a ti não andam respeitando as ideologias alheias, como provam diversos estudos, inclusive um sociológico que eu linkei há pouco tempo no GReader e no Twitter…
“Porque a bancada evangélica quer mudar ela? Porque simplesmente querem transformar a bíblia num livro homofóbico.”
Ninguém quer transformar a bíblia em um livro homofóbico, quem gosta de mostrar isso são os próprios evangélicos, que adoram abrir as páginas e mostrar versículos onde diz que o homossexualismo é errado de acordo com as leis de deus, bla bla bla… Muitos cristãos já chegaram a conclusão que muitas coisas na Bíblia não devem ser francamente levadas a sério e que o ensinamento de Jesus: “Amai aos outros como a ti mesmo” vale muito mais do que qualquer livrinho de cabeceira com relação ao tratamento dos outros seres humanos.
“Homosexualidade não é uma coisa natural. E por isso é um tanto estranho ver casais do tipo com demonstrações de afeto em público. (Na boa, acho que incomoda tanto ver um casal de heteros se pegando em público, como um casal homosexual)”
Então que as leis transformem qualquer ato deste tipo um crime. Você não pode retirar a liberdade de um grupo específico apenas porque não é uma coisa natural, neste momento os direitos iguais e o direito ao ir e vir devem ser validados, ou para todos ou para ninguém. É muito fácil lutar pela maioria, mas difícil é fazer valer a liberdade de todos…
“Minha preocupação agora é que hoje a pedofilia é tida como doença mental. No mundo espiritual, pra mim, isso é demônio. Mas se nós aprovarmos esse texto dizendo que não podemos discriminar a opção sexual, pra mim, legaliza a pedofilia. O pedófilo, sob orientação do advogado, vai dizer pro juiz que é sua opção sexual. Ele vai dizer ‘minha opção sexual, menina de sete ou nove anos’. Não poderão ser tratados como loucos ou criminosos”
Isso só pode ser piadinha, né?
Há uma lei anti-pedofilia, ela pode ser até opção sexual do sujeito, mas é um crime previsto em lei, independente de qualquer coisa.
Como o Kauê disse, a pedofilia nada mais é do que um sexo não consentido, a opção sexual do sujeito pode ser qualquer uma, desde que não descumpra as leis vigentes na sociedade.
Se o homossexualismo fosse um crime previsto em lei, caberiam as penas independente da lei de liberdade… não tem fundamento algum estas frases…
Parece que a pessoa que a escreveu não entende nada de Direito, principalmente de interpretação de leis.
Também tem um trecho que me chamou muito a atenção neste texto:
http://www.interney.net/blogs/heresialoira/2009/08/02/ungidos_intocaveis/
“Muitos defendem o casamento entre homossexuais. Eles não têm que se casar de forma alguma, não podem. Isso é preconceito? É preconceito, sim, mas que temos que ter mesmo! Esse tipo de casamento vai destruir a instituição do matrimônio. E outra coisa: alguns defendem que casais homossexuais possam adotar crianças órfãs. Não podem, não. É preferível que as crianças cresçam no orfanato do que criadas por um casal de homossexuais”. (Pastor Jorge Linhares)
Deixo uma pergunta: os evangélicos preferem que os homossexuais sejam enrustidos e criem famílias falsas para fingir que a instituição do matrimônio vai bem? Ou preferem que a felicidade das pessoas seja o objetivo final? É melhor mesmo que crianças cresçam em orfanatos que criadas por um casal homossexual?
Sobre como é difícil ser evangélico? o André Pacheco escreveu um texto interessante sobre isso:
http://www.vestiario.org/blog/2009/08/como-e-dificil-ser-evangelico/
[Responder]
aqui no rj em supermercados pedem a identidade quando se paga em cartão, logo toda esse fuzuê poderia ter sido facilmente evitada… mas sim foi preconceito da caixa ter parado a mulher só pela cor…
[Responder]
Querido Pedro…..
Seu post me faz refletir sobre algumas coisas…..
Primeiro… pelo que venho reparando, o carrefour tem adotado como procedimento pedir sim a ID qnd se paga com cartao de credito… ou entao, toda vez que vou la, andam pensando que nao sou o dono do cartao….
Segundo… que coisa mais feia ficar prestando atencao na vida dos outros….
e terceiro, mas nao ultimo…. deixa eu contar pro seu irmao que vc ta usando o cartao dele, muleke… (com cara de quem ja ta indo contar agora)
uaheuhaeUHAeuHAeuHAeuHAeuhA
abraco e ate segunda!
[Responder]
[...] Pedro comentou no post anterior sobre um caso de discriminação racial no Carrefour E isso me fez lembrar 3 coisas, uma sem explicação, uma que provavelmente alguns de vocês já [...]
Credo, ainda existem pessoas assim?
Falando em preconceito, e esse preconceito contra metaleiros hein? rs
Amo metal, mas sou educada e quietinha… generaliza não! rs
=D
Abraços
[Responder]
Diego Camara Reply:
August 3rd, 2009 at 2:09 am
@Loiane,
Já estou abrindo processo contra o senhor Turambar por calunia, difamação e trair o movimento, véio!
[Responder]
Falar a verdade, esses caixas de supermercado e afins estão cada vez mais mau humorados. Sempre uma cara de bunda maior do que a outra.
Pior ainda andam o McDonalds, Bobs e outros do gênero, que tem contratado uma favelada de dar dó.
O comércio tem investido muito pouco em qualidade de atendimento. Acaba dando nisso aí que deu.
[Responder]
Diego Camara Reply:
August 3rd, 2009 at 2:08 am
@Fernando Dickinson,
Bem… quando eu ia em supermercados mais frequentemente ou quando vou comprar pão no Compre Bem que tem aqui perto de casa os caixas não parecem ter cara de bunda, na verdade são sempre bastante simpáticos.
Vai saber, talvez seja a água que andam servindo aí…
[Responder]
Fernando Dickinson Reply:
August 7th, 2009 at 4:19 pm
@Diego Camara, essa é a minha opinião, e para mim, foda-se o que você acha dela, afinal, eu não pedi a sua opinião sobre a minha opinião.
Só expus o meu ponto de vista, de que as empresas que atendem ao público têm investido cada vez menos em RH, justamente aquilo que deveria ser o seu foco de investimentos.
[Responder]
Diego Camara Reply:
August 8th, 2009 at 4:48 pm
@Fernando Dickinson,
Virou trollzinho é? Que otário você hein meu filho
Veja se cresce e aprende a comentar direito e discutir ao invés de ficar com esse estilo de bosta
cresça e apareça, este blog também é meu e eu dou a opinião que eu quiser por aqui…
Já se vc não quer conversar como gente, de boa, tome o rumo de casa e vá para outro blog, aqui não é lugar para troll e gente otária que não quer conversar…
[Responder]
Diego Camara Reply:
August 8th, 2009 at 4:56 pm
@Fernando Dickinson,
Em segundo lugar, só para deixar claro, sou Jornalista e não tenho nada a ver com Recursos Humanos…
Quando você descobrir qual a diferença entre a área de Comunicação (Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade), com área de Recursos Humanos, Administração de Pessoal, etc. você venha discutir a altura…
até lá, de boa, não fale aquilo que você não sabe…
Passar bem!
[Responder]
gnomo chato Reply:
August 7th, 2009 at 11:28 am
@Fernando Dickinson,
deu pra ver como vc está indignado com o termo PRECONCEITO, “favelada” isso sim é preconceito mas já deu pra perceber o tipico que é o brasileiro, não sabe o que diz e fala antes de pensar, aprende a elaborar melhor sua opinião blz?
[Responder]
Diego Camara Reply:
August 8th, 2009 at 4:50 pm
@gnomo chato,
Felizmente caras como o otário do Fernando Dickinson, que é um metaleirozinho enrustido e provavelmente bem babaca, não são a cara do povo brasileiro.
Tenho sorte de conhecer gente bem mais honrada e digna nas suas declarações, menos preconceituosos que esses pirralhinhos da Zona Sul e das mansões…
[Responder]
[...] lendas urbanas macabras da infância Discriminação racial no Carrefour Os 10 brindes mais bizarros Coisas de novela 25 dicas para ficar rico Meu pai 10 mentiras que sua [...]
Infelizmente isso é uma coisa muito comum. Disfarçado sobre o pretexto de “estou fazendo meu serviço” muitas pessoas negras são discriminadas, pobres, pessoas mal arrumadas. Tudo é uma suposição, uma grande palhaçada urbana.
As pessoas deviam efetivamente processar estabelecimentos e pessoas para coibir esse tipo de coisa. Porém, a noção de cidadania no Brasil é muito limitada. Processar dá trabalho e fica tudo por isso mesmo, infelizmente.
[Responder]
Diego Camara Reply:
August 5th, 2009 at 3:04 pm
@Babi Arruda,
Pequenas causas, where are you?!?!?!?
[Responder]
Babi Arruda Reply:
August 5th, 2009 at 4:01 pm
@Diego Camara, Minha vez de perguntar: Where are you?! O.o
Pequenas causas no Brasil não é algo rápido. É pura ilusão. Vc já se utlizou desse serviço alguma vez? Eu tenho um processo nas pequenas causas desde 2005. Já ganhei e somente parte do dinheiro foi liberado. E detalhe: a sentença só saiu o ano passado.
A teoria do JEC é ótimo, mas a prática, a realdiade é bem diferente.
E falo que mesmo pequenas causas o povo é preguiçoso e não se dá oa trabalho de procurar a justiça. Isso é um problema cultural.
[Responder]
Diego Camara Reply:
August 5th, 2009 at 10:36 pm
@Babi Arruda,
Por isso mesmo a pergunta!
Mas é de esperar muito que funcione direito…
[Responder]
Babi Arruda Reply:
August 6th, 2009 at 9:27 am
@Diego Camara, A falta de consciência de cidadania leva a isso, infelizmente. Sonho com o dia em que seremos todos conscientes de nossos direitos e deveres.
[Responder]
Diego Camara Reply:
August 8th, 2009 at 5:00 pm
@Babi Arruda,
É por essas e outras que sou a favor do ensino de Direito do Consumidor e Legislação Básica nas escolas…
Mas isso nunca vai acontecer aqui no Brasil…
[Responder]
Babi Arruda Reply:
August 10th, 2009 at 2:12 pm
@Diego Camara, Concordo com vc plenamente!
Lembro-me que eu tinha aula de Educação Moral e Cívica. Aprendi mta coisa: noção de cidadania, amor a pátria mesmo que ela seja deturpada, como viver bem em sociedade, noções de ética.
Mas infelizmente acabaram com isso pq isso faz o jovem pensar, tomar consciência dos seus deveres, e principalmente dos seus diretos como cidadãos.
Não é interessante para o status quo ter uma geração pensante. É melhor produzir amebas em estado de coma.
[Responder]
“mas como sou branco, gordinho, fofinho bonitinho, jamais pensariam que eu roubei o cartão para comprar meia dúzia de produtos de limpeza.”
Você é pardo.
[Responder]
[...] Texto: Discriminação Racial no Carrefour [...]
[...] Quadrinho – Felipe Massa FFFFFUUUU. Texto – Por que meninas crescem iludidas e meninos levam a culpa… Promoção – Promoção de Dia dos Pais. Vídeo – Risada de bebê em slow motion. Dica – Faça update do seu avatar no Twitter usando sua webcam. Texto – Tipos de contato do MSN. Quadrinho – Contendo uma rebelião em massa. Texto – Seis aulas de gestão estratégica. Vídeo – Cão de guarda. Texto – Discriminação Racial no Carrefour. [...]
Cara…. esses dias eu tava viajando de ônibus e a polícia rodoviária federal parou para uma verificação de rotina. Pediram documentos pra uma parte dos passageiros.
De umas 40 pessoas, só pediram documentos para TODOS os 5 negros que estavam e mais pra um rapaz branco com cara de mal encarado.
[Responder]
Ah faça me o favor cara, vc sabe realmente o que é preconceito? Acontece o seguinte, é PADRÃO EM TODO LUGAR PEDIR RG OU QUALQUER DOCUMENTO COM FOTO CASO O PAGAMENTA SEJA EM CARTÃO DE CRÉDITO, como vc sabe se ela faz esse procedimento padrão com todos ou não? Vc esteve do lado dessa operadora de caixa pra conferir isso? Em todo lugar ensinam que cartão de crédito é obrigatório que o cliente apresente qualquer documento com foto mas claro que nem todos funcionários seguem o procedimento padrão e sempre que passo em um caixa e faço o pagamento no cartão de crédito a maioria pedem sim o RG, os que não pedem eu já falo um monte.
Esse negócio de pagar seguro de cartão é a maior babaquice que inventaram pq é desnecessário sabem pq? Roubaram minha mãe uma vez e usaram o cartão dela em um hipermecado cujo nome não vou falar e gastaram mais de 3 mil de eletrodomésticos, minha mãe simplesmente fez o hipermecado pagar a fatura pelo fato DELES NÃO TEREM PEDIDO DOCUMENTO COM FOTO E LIBERAR A COMPRA, mesmo ela que nunca pagou seguro de cartão e nem precisou acionar o advogado pq o gerente estava ciente do erro, o caixa simplesmente foi mandado embora pq gerou essa quebra para loja e vai saber se não foi por justa causa? Então cara deixa de ser sensacionalista e procure observar melhor sua opinião antes de soltar pelos quatro cantos da parede.
[Responder]
gnomo chato Reply:
August 7th, 2009 at 11:48 am
@gnomo chato,
e mais, se caso eu for assaltado e usarem meu cartão, vou mandar minha fatura pra vc pagar já que vc acha correto usar cartão de crédito de terceiros, e não acredito em uma parte dessa sua história, se depois que a mulher que criou barraco com intenção de ganhar por cima usando de forma indevida a justiça foi embora, como que o operador de caixa não iria pedir o rg do seu cartão que na verdade não é sendo que acabara de passar pela situação por causa do tema de identidade no cartão de crédito? Isso seria o cúmulo da burrice se o caixa fizesse isso. Vc deve ter visto a situação mas acrescentou esse final de que o cartão não era seu pra dar um de moralista e faça me o favor vai adquirir um cartão só pra vc que é uma coisa tão fácil hoje em dia ao invés de ficar usando dos outros.
[Responder]
FOI PRECONCEITO SIM
APOIO TOTAL Á SEU TEXTO.
PROCESSAR É O MÍNIMO.
É padrão .. sim … Mas nunca me pedem. Estranho né.
E MAIS… TEM QUE MANDAR EMBORA ….
[Responder]
WHAT YOU GUYS TALKING IN ABOUT??
A GURIA DO CAIXA FEZ CERTO EM PEDIR DOCUMENTO, E’ O TRABALHO DELAS, QUE ISSO GENTE, AGORA QUER DIZER QUE OS NEGROS TEM QUE VIVEREM EM LEIS DIFERENTE?
A MOCA DESCONFIOU DELA E PEDIU E DAI? O QUE TEM DE ERRADO NISSO?
AQUI NOS EUA E’ ASSIM TBM, E OLHA QUE ATE’ 40 ANOS ATRAZ NEGROS NAO ANDAVAM NAS CALCADAS AQUI E NAO TEM ESSE CUMULO QUE TO VENDO AI!
[Responder]
gnomo chato Reply:
August 7th, 2009 at 2:08 pm
@INDIGUINADO,
Lamentável mas a maioria dos brasileiros arrumam barraco para processar e ganhar por cima usando de forma indevida a justiça, isso está incluído no famoso “jeitinho brasileiro”, pra mim essa é a realidade. Pra vc ver agora é crime vc exigir documento perante cartão de crédito…
[Responder]
Rafael Borges Reply:
August 7th, 2009 at 6:28 pm
@INDIGUINADO,
“WHAT YOU GUYS TALKING IN ABOUT??”
Tá nos EUA e nem sabe falar inglês direito… É um imbecil mesmo.
Listen, pal, you’re an idiot. Here in the United States this kind of shit doesn’t happen because the law WORKS. Anybody can sue a supermarket here in cases of racism. It’s pretty easy and quickly: all you need is a lawyer and some money.
The problem with Brazilians like you is that they wanna live in a world where they don’t have to face reality, ever. They wanna believe that everything is good, everybody’s happy, oh, what a wonderful world! Then, when someone breaks their illusion of “perfect reality” in order to exercise his/her RIGHTS as a CITIZEN, people like you go ape and start bitching about how “black people want to have more privileges” and other nonsenses.
I gotta thank people like you for turning my country into a shithole where everybody prefers to live an illusion. You are the scum of Brazil. You are holding us back. FUCK YOU.
Agora joga isso no Google Translate e vai aprender inglês, seu otário.
[Responder]
Todo mundo em preconceito?
Entçao você nçao pode dar lição de moral porque você também é um preconceituoso, certo?
[Responder]
Muito boa a matéria, a escrita e a posição que você tomou em relação ao caso. Grande abraço. Sucesso.
[Responder]
Sou negro com muito orgulho mas esse post não tem nada a ver, não vi preconceito nenhum nesse caso. A cliente se precipitou pq a empregada dela não pode assinar o comprovante sendo o cartão não é dela. Preconceito é essa super proteção que joga em cima da gente como se nós fossemos incapaz de tudo, cota de vagas em universidades e por aí vai, preconceito está em tudo em todo lugar mas não é preciso generalizar em muitos casos como esse. Lembrando que negro, branco, indio, asiático entre outros sofre preconceitos um dos outros, isso está em todo lugar.
[Responder]
Eu já vi coisa pior acontecer no carrefour da prudente.. Na páscoa, por exemplo, uma mulher rodou a baiana porque tinha uma promoção de ovos do tipo “leve 2 de determinada marca e pague apenas um”, do lado de fora. A mulher resolveu fazer a feira (ela que não é boba, porque deve ter 730 parentes, filhos, netos, sobrinhos ~>porque minha mãe também sempre acaba comprando muito por esse motivo), e ao chegar no caixa, a mulher começou a dar uma desculpa que não poderia passar, porque tinha um limite e blablabla.. O marido da mulher começou a tirar fotos dos cartazes freneticamente, assim que o funcionário começou a arrancá-los.. Sei que esse não é caso de preconceito, mas eu já vi muito barraco ali.. Agora que não tô lembrada.. :S
[Responder]
Diego Camara Reply:
August 8th, 2009 at 4:54 pm
@Bel,
Supermercado é bem comum isso… Se eles querem impor limites precisam deixar isso claro nos cartazes. Se não foi deixado claro então eles deveriam vender a quantidade que quiser…
Barracos em comércio é o que mais tem, acho que se vc ficar o dia inteiro em um sai com um livro pronto! hahahahha
[Responder]
Eu tava lendo uns comentários do YouTube sobre racismo e cheguei a seguinte conclusão: brasileiro não gosta de discutir racismo. As pessoas do nosso país preferem viver em uma ilusão onde todo mundo é feliz, todo mundo é igual, e ai de quem contestar essa visão. Você reclama de racismo e já aparecem 20 imbecis dizendo que é tudo frescura, que os negros não tem respeito por si mesmos, que são todos uns arruaceiros, que só reclamam pra se dar bem em cima dos outros, etc. Foda.
Pelo menos nisso eu invejo os americanos. Tem gente que acredita que lá tem mais racismo do que aqui, mas pelo menos eles não são hipócritas. Se é pre disticur, eles discutem sem medo. Não é que nem aqui onde as pessoas preferem varrer tudo pra debaixo do tapete. Povo burro do caralho.
[Responder]
Claudio Honorato Reply:
August 8th, 2009 at 1:30 am
@Rafael Borges,
O que vc está esperando, vai morar lá com eles e se já estiver que fique por aí mesmo. Vc deve ser o sabidão mesmo pra ser um lambe saco de americano, um povo frio que odeia brasileiros e fazem de tudo para expulsa-los mas por outro lado eles estão certos, um monte de brasileiro que procuram ganhar vida de forma fácil pra lotar de imigrantes ilegais e não tem coragem de se dedicar a se dar bem no seu próprio país, discutir mas de forma eficiente e certa, agora qualquer coisinha é motivo de preconceito, burro é vc. Falow campeão.
[Responder]
Rafael Borges Reply:
August 8th, 2009 at 5:36 pm
@Claudio Honorato,
Já ouviu aquela frase “sou patriota mas não sou idiota”? Então.
Acho que muitos brasileiros cometem o erro de achar que patriotismo consiste em defender sua nação não importa o que dizem. Eu não penso assim. Pra mim, patriotismo é querer ver sua nação forte e sadia, e fazer de tudo para contribuir para o crescimento da mesma. E que forma melhor de melhorar o Brasil do que expor seus problemas? Jogá-los pra debaixo do tapete não vai resolver nada. É preciso reconhecê-los para então combatê-los.
Deixe o patriotismo tacanho de lado e releia o que eu escrevi: em nenhum momento eu disse que eles são melhores do que nós. Sim, eles são menos hipócritas, mas isso não faz deles superiores em tudo. Acredite, no geral eles são um povo muito burro, até mais do que o brasileiro médio: não lêem livros, não conseguem achar seu país em um mapa-mundi, acreditam em tudo que a mídia parcial diz, etc. MAs hipócritas eles não são. Tanto é que apesar de todos os pesares, eles elegeram um presidente negro.
Os brasileiros, por outro lado, fazem de tudo para evitar encarar seus problemas de frente. Preferem acreditar que moram em um país perfeito, onde não existe ódio nem racismo, onde todos são felizes para sempre. Isso é burrice. Como você resolve um problema sem discutí-lo? Vai até o YouTube ler os comentários de brasileiros em vídeos sobre racismo: tá todo mundo querendo se fazer de vítima pra escapar da discussão. “Ah, os negros deveriam se respeitar primeiro”, “os negros querem ser especiais”, “é tudo um complô da mídia pra minimizar nossas raízes européias”, “preto é tudo vagabundo”, tudo isso você encontra lá. Agora, discutir racismo pra valer, ninguém discute.
Por último, não entendo essa rixa que pessoas como você tem contra os americanos. Eles são muito ruins em alguns aspectos, mas são muito bons em outros. Por exemplo, eles são mais honestos e diretos, e realmente se importam com o país onde vivem. Não são como muitos brasileiros que se acham bons demais para o Brasil (“ui, eu sou descendente de alemães, o que que eu tô fazendo aqui?”). Eu sei ver o que eles fazem certo e o que eles fazem errado, e procuro aprender com eles. Espero que um dia você possa superar esse seu fanatismo e ver que nós brasileros ainda temos muito a aprender.
Um abraço.
[Responder]
“Meu pai [...] detesta metaleiro… assim como eu”
é. e isso é uma forma de preconceito.
outra dica: trabalhe mais seus temas. além de esse já ser batido (me lembrou algumas crônicas insuportáveis do paulo coelho), o texto ficou um saco.
[Responder]
papo reto? não achei preconceito não. SINUCA DE BICO que a caixa ficou… e as pessoas são hipócritas a um nivel absurdo… se entra uma pessoa com uma condição pior que a sua no onibus, mais ou menos moleque, meio sujo, tu num vai ficar com os dois pés atrás??
se disser que não vai estar mentindo…
[Responder]
Sempre vou nesse carrefour e sempre me pedem identidade pra comprovar que sou o dono do cartão, mas como ele é de chip sempre explico que não há a necessidade de documento algum. E olha que não sou negro. Devo ter cara de pobre.
[Responder]
Infelizmente preconceito existe, e sempre vai existir…
Não apenas racial, existem N formas de ser preconceituoso, que cada um não vê onde peca, mas só conhece qdo é discriminado por algo.
[Responder]
Há quem veja racismo em todo o lado…é preciso ter cuidado, para não cairmos no exagero.
Cumps
[Responder]
Mto show! Adorei tua atitude!
mas uma coisa eh certa, apesar de off topic: até o governo é preconceituoso, não esqueça da cota de negros nas faculdades.
tb poderia citar algumas outras coisas, mas acho que já é o suficiente
[Responder]
Não vejo nada de preconceito nesse caso ” se o cartão dela era preciso assinar mas se for de chip aí sim foi preconceito. Mas a senhora cliente do caixa que falou que iria processar, vai é se ferrar bonito pq se ela mandou a outra moça que era supostamente empregada pagar no cartão dela e falsificar assinatura, bom não preciso dizer nada.
Vai um aviso a todos:
Tomem cuidado com essa mania de usar cartão de crédito dos outros pq na maioria dos cartões vcs precisam assinar, assinar uma coisa que não está no seu nome é a mesma coisa que “falsificar”!
Minha família tem escritório contábil e um cliente nosso processou uma mulher que por engano foi reclamar no supermecado dele junto com a polícia que passaram o cartão dela nesse estabelecimento sem ela tomar conhecimento achando que havia perdido o cartão, depois ela se lembrou que deixou com a filha dela para comprar carne e cerveja para um churrasco depois que havia descoberto. Como o cara não e bobo entrou com processo contra essa mulher e vai ser indenizado em 35 mil reais e ainda a mulher vai responder por falsificação e suposta formação de quadrilha pq acham que ela e a filha dela quiseram aplicar um golpe.
[Responder]
Reaper HvyArms Reply:
September 18th, 2009 at 2:02 am
@Vladimir, assinar algo com o nome alheio é falsidade ideológica, mas usar sua própria assinatura é permitido até mesmo em documentos oficiais de instituições governamentais na ausência da autoridade competente, desde que você tome a responsabilidade pelo documento, é esse o caso.
se a pessoa não pagar, quem paga é vc, pois assinou a nota
[Responder]
Que foda , eu compro direto com o cartão da minha mãe no carrefour aqui perto de casa e nunca me pediram nada . o.0
Ps: Tenho 13 anos .
[Responder]
Você no que uma simples compra no carrefour pode gerar?
da próxima vez compra no Walmart!
uhaehaehua zuera, c tá certo
[Responder]
aff.. preconceito contra os metaleiros! ¬¬
filhadaputa! asjkdhasdasdjasd
[Responder]
Muitas vezes ao fazer compras me pediram RG ou outro documento pra provar que sou titular do cartão e tem vezes q não pedem, bom não vou julgar mas isso muito depende da competencia do estabelecimento e da “boa vontade” do caixa, eu axo q deveria ser OBRIGATORIO pedir outro documento pra comprova se o cartão realmente pertence a pessoa q está comprando, pra vc ver como é facil se o cartão não fosse do seu irmão e vc teria axado ele olha como seria facil… concorda?, será q aquele caixa pediu só pra ela ou pediu pra todos q passaram ? nunca se sabe, as vezes o caixa q vc passou ta pouco se fo***, estou dizendo isso pq já me pediram varias vezes pra comprova que sou o titular, por isso axo que não foi preconceito mas como disse não tem como saber se eu não vi a cena.
[Responder]
Bom… preconceito é o tema no caso… certo?
Quanto aos negros, realmente existe… E isso é fato, não temos como discutir isso, apenas ser contra e fazer o que podemos para acabar com isso…
Mas, notei uma frase lá, que se referia aos METALEIROS… bom… isso também não seria preconceito?!?!?
Só porque se gosta do estilo de música Metal, não quer dizer que a pessoa seja má, ou tenha um mal caráter… Metaleiros MESMO, não são nem um pouco imbecís como a maioria pensa… Um METALEIRO de verdade tem cabeça e sabe o que faz… aqueles que se dizem metaleiros e falam “eu curto iron maiden, metallica, ozzy…” e se julgam satanistas ou pessoas más… são idiotas que querem aparecer se achando alguma coisa… Por não se encaixar em lugar nenhum e serem despresados por todos os outros estilos de músicas (grupos)…
Em fim, eu sou um Metaleiro, e com orgulho… E antes de generalizar, pense, que da mesma forma é preconceito… Pois eu, que deveria fazer isso, não faço com pagodeiros, funkeiros e outros grupos de estilios músicais…
Um abraço… e… antes de falar mal de algum estilo de música, lembre-se que nem todos são assim… pesquise antes de falar…
[Responder]
E tudo começou com a escravidão. Negros afastados de suas comunidades na África, o branco europeu com sua arma de fogo. Não feliz com isto, já aqui no Brasil a cada nascimento de uma criança negra, excelente premiação era recebida, a separação entre mãe e criatura gerada. A Igreja Católica dizia que o negro não era gente , nem alma tinha e que não tinha religião. Na abolição outro presentinho – a liberdade e as ruas, sem casa, sem direito à educação, sem direito à moradia. Só neste pequeno trecho eu mostro como o NEGRO TEM RECEBIDO BENEFÍCIOS NESTE PAÍS. Como afirmou um leitor: parece que os negros querem todos os benefícios só para eles, aliás em todos os lugares que vou observo como os negros são bem tratados. Quando assisto TV vejo um monte de atores negros nos papéis principais em todos os canais e nos diversos horários. Quando vou ao banco canso de ver gerentes negros; vejo juízes negros em todos os escalões da justiça; no futebol está lotado de dirigentes de clubes que são negros, na presidência das empresas e indústrias brasileiras sempre há um neguinho no comando. Nos bairros mais ricos, a maioria das casas, ou melhor, mansões – há 99% de negros, e são os negros deste país que depositam o seu dinheiro em paraísos fiscais. E são os negros deste país que educam seus filhos nas melhores universidades dos Estados Unidos e Europa!
É amigos: OS NEGROS DESTE PAÍS SÃO PRIVILEGIADOS, QUEREM TODOS OS BENEFÍCIOS PARA ELES! RACISMO NÃO EXISTE. É MERA FICÇÃO.
[Responder]
Depois dos últimos acontecimentos
http://www.afropress.com/noticiasLer.asp?id=1965
acabei chegando no seu blog quase sem querer
bom o fato é que gostei muito dos outros posts, mas estou comentando este em especial que é pra dizer que os funcionários do carrefur são sim RACISTAS (conforme pode se comprovar na reportagem à cima originada num episodio que se passou na mesma loja que vc cita).
E não são só RACISTAS, são também
HOMOFOBICOS:
http://revistaladoa.com.br/website/artigo.asp?cod=1592&idi=1&moe=84&id=8903
POBRE-EMPREGADO-FOBICOS
http://www.justilex.com.br/conteudo.php?pg=noticias.php&id=1654
E também
MATA-PEDREIRO-POR DISCRIMINAÇÃO-SOCIAL-FOBICOS
http://www.agora.uol.com.br/policia/ult10104u606868.shtml
[Responder]
[...] Turambar from the blog O Crepúsculo [pt] cites another case he witnessed while shopping at Carrefour and that he considers racism. The shop [...]
[...] Turambar from the blog O Crepúsculo [pt] cites another case he witnessed while shopping at Carrefour and that he considers racism. The shop [...]
[...] à funcionária gritando “Isso é preconceito! Isso é discriminação racial!”. Ele diz: O trabalho dela é perguntar e pedir a identidade. […]. DESDE QUE ELA FAÇA ISSO COM TODO MUNDO. [...]